Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

CAPS completa 20 anos de atendimento em SV

Foto: Juliana Duarte

Desde 1993 em São Vicente, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) atende pessoas com sofrimento mental, oferecendo tratamento e trabalhando na política antimaniconial, que consiste em tratar o paciente abolindo os grandes hospitais psiquiátricos.

A primeira unidade a funcionar na cidade é o CAPS III Mater, localizado à Rua Padre Anchieta, 211, no Centro de São Vicente. Segundo a chefe de departamento de Saúde Mental, Maria Regina Ramos Borges, na época, o serviço era mantido com verba municipal, passando a receber verba federal a partir de 2002.

O CAPS III Mater funciona 24 horas, contando com cinco leitos de hospitalidade de serviço ambulatorial aberto. O paciente, além do tratamento, conta com atividades em grupo, psicoterapia e oficinas de geração de renda. Os produtos provenientes das oficinas são vendidos na Mental Shop, localizada ao lado da unidade. Toda a renda adquirida vai para o usuário.

Antes de chegar ao CAPS III Mater, o paciente vem de outras unidades do programa, do Hospital Municipal ou do ambulatório. A unidade abriga os pacientes com sintomas mais graves e tem como objetivo oferecer tratamento, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

A equipe técnica do local é formada por psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, terapeuta ocupacional e psicólogos. Além do CAPS III Mater, a cidade conta com mais quatro unidades, sendo elas o CAPS/AD (Av. Antônio Emmerick, 94), CAPS I (Rua Visconde de Tamandaré, 410), CAPS II – Saquaré (Rua Marechal Mariano Cândido da Silva Rondon, s/nº) e o CAPS Rio Branco (Rua Donald A. Kelman, s/nº). Com exceção do último, que funciona das 7h às 17h, e do CAPS III Mater, que é 24h, as unidades atendem de segunda à sexta, das 7h às 18h.

Mental Shop insere os pacientes na sociedade

Inaugurado em 2011, o Mental Shop é um espaço terapêutico que tem como objetivo inserir o usuário na sociedade, comercializando os produtos confeccionados por eles e seus familiares nas oficinas da rede de Saúde Mental da Prefeitura de São Vicente, como o CAPS.

A loja vende produtos para casa e artigos de uso pessoal. Os 10% do valor do produto vai para a loja, que usa esse dinheiro para a manutenção. Já o restante vai para o artesão, que também participa das vendas. O objetivo é fazê-lo voltar aos poucos para a sociedade.

O Mental Shop está localizado à Rua Padre Anchieta, 211, ao lado do CAPS III Mater. A loja está aberta de segunda à sexta, das 9h às 17h.

A loja também está presente no Facebook (www.facebook.com/mentalshop.saovicente).

Matéria publicada no jornal laboratório Primeiro Texto da Universidade Santa Cecília em 15 de junho de 2013. Link original.