Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Departamento da Sesau restaura e conserta equipamentos e móveis que seriam descartados

Desde 2005, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) conta com um espaço que poucos conhecem. É o setor dos Inservíveis, comandado pelo servidor aposentado Luis Tarraço, conhecido como Pety.

Quando ingressou na Sesau, Tarraço chefiou o setor de Patrimônio e, em visita ao depósito de equipamentos da secretaria, encontrou uma pilha de móveis abandonados e destinados ao lixo. Ao se deparar com aquela situação, teve a iniciativa de organizar o local e dar uma nova utilidade a todo o material depositado ali.

O primeiro trabalho foi separar tudo. Cadeiras, macas, mesas, arquivos, biombos e outros móveis ganharam espaços separados, e tudo foi organizado. E então, teve início o setor do Inservíveis.

Hoje, ali se restaura macas, cadeiras, bancos, armários, poltronas, entre outros artigos usados na área da Saúde. Pety também criou ideias para facilitar o trabalho dos funcionários e o atendimento dos pacientes, como o pedal de madeira em cadeiras de rodas, prateleiras nas farmácias e emborrachamento nas macas e camas hospitalares.

Ele diz que, mesmo aposentado, não consegue largar seu trabalho. Segundo ele, não há recompensa maior do que saber que facilitou o serviço de um funcionário e o atendimento a um paciente. Para desenvolver este trabalho, Pety conta com a ajuda e empenho dos funcionários Marcelo Barbosa da Silva e Rodrigo Marques. Além de fazer melhorias nos equipamentos usados na Saúde, a equipe também ajuda a economizar os gastos em material, já que o custo para reformar um móvel é bem menor que a compra de outros novos. Só em maio deste ano, a economia foi de aproximadamente R$ 70.000,00.

No setor dos Inservíveis estão armazenadas peças como rodinhas de cadeiras, encostos e prateleiras, que os funcionários usam para reformar os equipamentos que chegam. Os móveis restaurados são encaminhados para as unidades de Saúde. O Departamento fica na Rodoviária de São Vicente, na Rua Frei Gaspar, 2577, Parque São Vicente.

Release publicado na página do Facebook da Secretaria da Saúde de São Vicente em 01 de julho de 2013. Link original.