Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Mais de 40 animais aguardam um novo lar no Departamento de Zoonoses

O programa Adote um Amigo, idealizado e promovido pelo Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente, abriga cerca de 40 animais que esperam um novo lar. Os cães e gatos, resgatados das ruas, muitas vezes são encontrados atropelados, abandonados, doentes ou perdidos. Eles chegam até o local por meio de denúncias feitas pelos próprios munícipes.

Todos os animais que chegam à Zoonoses são vermifugados e encaminhados para a adoção. Quando adotados, já vão para casa castrados (a partir de cinco meses) e com um chip de identificação que permite localizá-lo em episódios de perda ou abandono. Em caso de abandono, o departamento encaminha denúncia à Promotoria Pública que vai investigar o ocorrido.

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG e preencher um cadastro de posse responsável, onde o munícipe se compromete a cuidar do novo amigo e não abandoná-lo. A Zoonoses não aceita devoluções, por isso é importante adotar com consciência, sabendo que, ao fazer isso, estará levando um novo amigo para casa. O novo tutor leva ainda o certificado do chip, com o número de identificação.

Além desse trabalho, os veterinários do departamento realizam consultas diárias para cães gatos. Dez senhas são distribuídas todas as manhãs para os proprietários. A cada dois meses, é realizado o agendamento para castração, que é feita gratuitamente, em caninos e felinos com mais de cinco meses de idade.

A Zoonoses fica na Rua Catalão, 530, na Vila Voturuá, próximo ao Horto Municipal. Atende de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O munícipe também pode entrar em contato com o departamento ou fazer uma denúncia através do número (13) 3561-1604.

Release publicado na página do Facebook da Secretaria da Saúde de São Vicente em 06 de setembro de 2013. Link original.