Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Semana Multimídia da Unisanta acontece de 6 a 11 de maio



Samba é, sem dúvida, um ritmo que contagia. É alegre, atemporal e nunca sai de moda. Pensando nessa definição, Samba foi o nome escolhido para a Semana Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), evento anual que está em sua sétima edição e faz parte do calendário oficial do curso de Produção Multimídia – Web Design, Design Gráfico e Vídeo Digital.

A Samba teve sua primeira edição em 2007 por iniciativa da professora Márcia Okida. A atual coordenadora do curso diz que, a cada ano, a ideia é trazer profissionais de cada área da multimídia, sendo web, design, vídeo, ilustração, entre outros. Segundo ela, este ano o evento terá uma diferença: de manhã, os convidados para os bate-papos são donos de estúdios empregadores de Santos. “Estou trazendo as pessoas que podem empregar nossos alunos no futuro”, diz. À noite, as atividades oferecidas ficam por conta de profissionais e estúdios maiores fora da Cidade.

O objetivo da Semana Multimídia é, segundo Márcia, “aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho e de profissionais da área, sempre com as novidades mais atuais de multimídia e design”. Entre os nomes consagrados do ramo que já passaram pelo evento estão Elifas Andreatro, Escola Saga (especializada em games), Melies – Escola de Cinema, Tátil (responsável pela criação da identidade das Olimpíadas de 2016), Alexandre Wollner, Morandini e Estúdio Colletivo de Design.

A Semana de Multimídia da Unisanta acontece de 6 a 11 de maio e conta com atividades nos períodos da manhã e da noite. O evento começa com um bate-papo sobre carreira e mercado de trabalho com Gil Menin, dono da Matiz Produtora, e termina com criação de painéis em grafite, colagem e ilustração com Vlaidner Lima, Alexandre Barbosa, André Reis e Márcia Okida.

A programação completa está disponível no site do evento. Todas as atividades são abertas ao público e serão realizadas na Universidade Santa Cecília, localizada à Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, Santos.

Inscrições - As atividades são gratuitas e abertas ao público, porém, para aqueles que não são alunos do curso de Produção Multimídia, é necessário levar 1kg de alimento não perecível (exceto sal) por atividade. Para as atividades da manhã, o interessado deve se inscrever pelo e-mail pdmm@unisanta.br, enviando seu nome, contato e a atividade escolhida.

Para aqueles que já são alunos do curso de Produção Multimídia, não é necessário fazer a inscrição. Porém, é preciso levar os alimentos. Caso queira participar de todo o evento, basta levar, logo no primeiro dia, 3kg de alimentos não perecíveis. Eles valem por todos os dias.

Todos os alimentos arrecadados serão doados ao programa Dividindo para Somar.

História do curso - Criado em 2007, o curso de Produção Multimídia tem como objetivo formar profissionais que atuem na área de produção gráfica, design gráfico, web, produção de audiovisuais, além da criação de aplicativos e games.

Segundo o diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta (FaAC), Humberto Challoub, o curso é o primeiro da região e foi uma iniciativa da professora Márcia Okida que, na época, imaginou a possibilidade de criar um curso dessa natureza, principalmente na área de design gráfico.

Em 2012, o curso de Produção Multimídia da Unisanta firmou parceria com a ADG Brasil, associação de design gráfico mais atuante no País. No mesmo ano, o curso criou o primeiro festival de cinema universitário da região, chamado Multifest (Festival de Cinema Universitário de Santos).

O curso de Produção Multimídia tem duração de quatro semestres (2 anos) e está disponível na Universidade Santa Cecília tanto no período da manhã como no período da noite. Atualmente, são oferecidas 150 vagas. No conceito do MEC, o curso foi avaliado como muito bom.


Matéria publicada no jornal laboratório Unisanta Online da Universidade Santa Cecília em 04 de maio de 2013. Link original. Créditos da foto: Assecom Unisanta.