Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Uma nova mídia, uma outra forma de informar

Antes diário virtual. Agora, meio de comunicação. Assim é o blog, ferramenta que virou tendência na internet. Todo internauta pode criar o seu e falar o que quiser nele. Vale desde vida pessoal até assuntos como maquiagem, economia, política e crônicas. Você até deve conhecer algum, mesmo que não o leia com frequência. O fato é que, na web, os blogs estão cada vez mais presentes, tanto na vida do público quanto na vida dos grandes portais de notícia.

E os blogs nem sempre são escritos por pessoas que nasceram com a internet e a tecnologia a sua volta. O jornalista Ricardo Kotscho, por exemplo, é repórter desde 1964 e já passou por diversos veículos importantes no país. Atualmente, além de ser comentarista em um canal de TV e repórter especial de uma revista, ele ainda mantém um blog pelo R7, portal da Record.

Aqui na Baixada Santista, um dos nomes mais conhecidos é o da jornalista Vanessa Faro, apresentadora do Tribuna Esporte na TV Tribuna, afiliada à Rede Globo. De 2011 ao fim de 2013, Vanessa teve um blog no site da afiliada, onde ela escrevia tanto sobre esportes quanto bastidores da notícia e as viagens que fez. Há 18 anos na profissão, Vanessa conta que ter esse espaço na internet foi uma forma de se atualizar, de se refazer. “Com o tempo, você corre o risco de ficar estagnado, entediado. E o blog foi importante para dar essa renovada, um objetivo novo e pessoal”.

Quando houve a transição para o G1 e Globoesporte. com, em 2012, Vanessa continuou com o blog, desta vez no Globo Esporte. No portal, as postagens tinham que ser, obrigatoriamente, sobre esportes ou ter uma ligação com eles, o que a impedia de falar sobre assuntos mais pessoais, como as viagens. Vanessa, então, usava o blog para dar dicas de seletivas, peneiras, escolas, cursos e até mesmo mostrar os bastidores de alguma entrevista. “Muita coisa que não tinha espaço na TV, ia para o blog”.

O público, que era ativo nos comentários, dava sugestões de matérias que, muitas vezes, eram aproveitadas tanto na televisão quanto no site. Esse contato com os telespectadores e leitores é fundamental para Vanessa, que chegou a fazer amizades por conta do blog. “O fundamental nesse meio é que você aproxima o jornalista do povo, de novas opiniões”.

O site do Jornal A Tribuna também aderiu à tendência e possui blogs dos mais variados assuntos: futebol, culinária, moda, Fórmula 1, saúde, entre outros. Eles apareceram no portal quando este foi reformado e ampliado em 2009. De início, somente cinco faziam parte. “Na época, eram quatro blogs de futebol – Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras – e um de Fórmula 1”, conta a editora de internet, Maria Estela Galvão. Atualmente, o site conta com 26 blogs e mais cinco estão nos planos.

Em sua maioria, os blogs são escritos por pessoas fora da redação, já que nem todos são repórteres do jornal A Tribuna. O assunto, segundo Maria Estela, fica a critério do blogueiro, que tem liberdade e responsabilidade sobre o que posta. “Ele costuma ter um pouquinho mais de liberdade, afinal o espaço é mais pessoal, mais opinativo que informativo. O que nós acompanhamos é a seriedade. Já tirei blog do ar porque o blogueiro não postava regularmente”.

Fora da blogosfera, Vanessa Faro sente falta das postagens e não vê a hora de voltar. A jornalista, que se apaixonou pelo meio, conta que está com projetos futuros para trazer essa ferramenta de volta à sua rotina. “Quero retornar pelo Globo Esporte ou pela TV Tribuna ou até mesmo fazer algo meu, uma coisa abrangente, com uma linguagem mais legal”, conta animada.

Vanessa Faro enfatiza que o blog não foi só uma afirmação profissional. Para ela, a satisfação é ainda mais pessoal. “Nessas horas, sinto que estou ajudando as pessoas. Foi por isso que escolhi seguir essa profissão”. E, orgulhosa, completa: “Eu estou escrevendo uma parte da minha história, da história de outras pessoas, de uma época. E até de uma etapa do Jornalismo”.


Matéria realizada no primeiro semestre de 2014 para a disciplina de Laboratório de Texto em uma revista com o tema Tecnologia. Foto: arquivo pessoal.